Por que o conflito entre Israel e Palestina existe?
Por que o conflito entre Israel e Palestina existe?
O conflito entre Israel e Palestina existe há muitos anos. Em 2021, uma nova escalada de violência foi motivada por ameaças de despejos de famílias palestinas. Você não compreende o que está acontecendo na região? Realmente, recapitular os muitos capítulos do conflito não é uma tarefa fácil.
Por que a Palestina deveria ser dividida entre Israel e Palestina?
Pelo plano da ONU, a área conhecida como Palestina, que estava sob domínio britânico na época, deveria ser dividida entre o que viria a ser o Estado de Israel e a Palestina. A grande maioria desses assentamentos é considerada pela ONU uma violação das leis internacionais.
Por que israelenses ocupam territórios palestinos?
Há décadas, israelenses têm ocupado áreas em territórios palestinos por meio dos chamados assentamentos, tanto em Jerusalém Oriental quanto na Cisjordânia. Pelo plano da ONU, a área conhecida como Palestina, que estava sob domínio britânico na época, deveria ser dividida entre o que viria a ser o Estado de Israel e a Palestina.
Por que a guerra foi desastrosa para palestinos?
A guerra foi desastrosa para os palestinos, uma vez que Israel possuía forças armadas organizadas. Esse conflito se estendeu de maio de 1948 a julho de 1949, quando o último acordo de paz foi assinado. A guerra fez com que Israel expandisse o seu território, e os 53% do território sob controle israelense passaram para 79%.
Como Israel conseguiu manter o controlo sobre a Palestina?
Israel conseguiu manter o seu controlo sobre a Península de Sinai a anexou mais território nas Colinas de Golã. As duas grandes guerras em torno da Palestina tiveram um grande impacto social, económico e político em toda a região. O Egito afastou-se das suas intenções contra Israel e iniciou um diálogo aberto com os israelitas.
Como foi realizado o 1o Congresso Palestino?
Como reação, em 1919 é realizado o 1º Congresso Palestino, que se posiciona contra a imigração de judeus para a criação de um Estado. É importante ressaltar que a decisão era a de se opor à imigração de novos judeus. Os judeus que viviam ali, conhecidos como judeus palestinos deveriam ter o direito de permanecer.
Como o estado de Israel pleiteia Jerusalém?
Já o Estado de Israel pleiteia a totalidade de Jerusalém, reivindicação que não foi aceita pela Convenção de Haia. Em campo, a vantagem bélica e econômica é israelense. Em 2002, o governo de Israel, sob o comando de Ariel Sharon (1928-2014) iniciou a construção de um muro na Cisjordânia.